Planner ou Agenda com Firula

No momento, estou na contagem regressiva para minhas férias. Faltam exatos DEZESSEIS DIAS. Estou louca. Nunca estive tão cansada. Estou até mais cansada do que quando fazia TCC. E quando penso em agenda, só me passava a ideia de trabalho na cabeça. Mas isso mudou. Agenda e trabalho realmente foram desvinculadas da minha mente.

Eu sempre fui a louca da papelaria, e quando entrei na graduação de design gráfico, a coisa perdeu o controle ainda mais. Eu dava a desculpa de ‘preciso de material para a aula de desenho de observação’ (hehuehehue) e comprava váaaarias canetas coloridas. Que depois eu ficaria com dó de usar.

amor sincero

amor sincero

Com o tempo, fui controlando esse surto, até que a Karla Lopes (a do blog Hey Cute) começou a falar sobre planners. A Isabela do (do blog Delineado Gatinho) já tinha mostrado o dela há algum tempo e depois mostrou o chique que ela comprou (lindo!). Aí sim, minha alma da louca da papelaria foi renascida.

Eu comecei a ver milhões de tutoriais, comecei a fazer parte de grupos de alucinadas como eu, vi várias imagens no Pinterest. Fiz o meu. Tudo bem que acabei comprando uma agenda Tilifax (o planner da Tilibra) pra mim, que possivelmente eu acabe utilizando os dois. Por enquanto estou escrevendo neste que eu mesma fiz todos os dias. E guardando a nova para o ano novo. O bom que já vou aprendendo várias coisas, como fazer meus próprios adesivos, formas de listas diferentes, etc e tal.

Planners da internet afora! <3

Planners da internet afora! <3

Vamos ver se consigo manter este hábito. Porque definitivamente as lista de ‘Coisas a fazer’ estão me ajudando a dormir melhor. Antes, era só deitar na cama que minha cabeça ficava a mil e não conseguia dormir. E com este hábito de escrever tudo que eu quero fazer, as obrigações, os sonhos e vontades, parece que meu cérebro vai ficando mais calmo antes de deitar na cama.

Mas vamos lá, primeiro: O que é um planner?
Os Planners são muito mais que uma Agenda, são uma nova forma de viver a vida com planejamento e inspiração.

Alguns planners de luxo. Parece que esse vermelho é da Kate Spade, e o rosa é caro também.

Alguns planners de luxo. Parece que esse vermelho é da Kate Spade, e o rosa é caro também.

Pelo menos foi essa definição que encontrei Google afora. Mas explicando para minha mãe ela disse: “Aaaah é uma agenda gourmet, uma agenda assim, bem linda cheia de firulas”. Ela não deixa de ter razão. Mas ela concordou comigo num ponto, que se é uma agenda colorida, com cada dia uma cor diferente a chance de você seguir o planejamento é maior, pois apelo visual é bom para tudo. Até para uma agendinha.

Existem uns caríssimos sendo vendidos no Brasil, e como a $ situação $ não está das melhores, resolvi fazer o meu.

O passo a passo do planner da Maíra.

O fichário de 9 reais.

O fichário de 9 reais.

O começo foi comprando esses fichários de escritório. Achei que seria mais fácil de achar. Aqui em Belo Horizonte, eu comprei na Copiadora Universal, na praça sete, custou por volta de 9 reais. Este é do tamanho A5, metade de uma folha de ofício.

Depois decidi que iria encapá-lo com papel contact colorido e estampado, mas acabei não achando o padrão que eu queria. E fui pro Google encontrar uma outra solução. Busquei fichário no Youtube e achei o DIY dessa mocinha aqui, onde ela explica como fez para encapar o fichário escolar dela. Fico uma graça e fiz do mesmo jeito.

Fui pro centro da cidade procurar papel de presente de várias estampas e achei uma lojinha na Galeria do Ouvidor com várias estampas bem lindas. Amei. Comprei vários pra fazer outras coisas também. E aí, comecei a encapar o fichário com o papel de presente.

Fita dupla face. A melhor dica que achei.

Fita dupla face. A melhor dica que achei.

No vídeo, a mocinha explica que achou melhor colar com fita dupla face, pois ia fazer menos ‘melequeira’. E realmente, a dupla face foi uma mão na roda.

postplanner3

Começando

O único problema é que a cor do fichário pode interferir na cor do papel de presente, e como eu escolhi uma padrão claro estava ficando meio feio. Resolvi com uma gambiarra. Peguei papel ofício amarelo, que combinava com o tom do papel e ia neutralizar o preto do fichário.

Chamequinho colorido, eu te amo.

Chamequinho colorido, eu te amo.

Aconteceu uma emendas estranhas, mas depois nem ficou muito aparente. Agora sim, comecei a encapar com o papel de presente mais lindo da terra. Amarelo (minha cor favorita) com bolas brancas. Coisa linda.

bolinhas <3

bolinhas <3

Uma coisa que fiz depois de encapar ele todo, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora, eu fiz ‘vincos’ com a tampa de uma caneta bic. ‘Vincar’ nada mais é que reforçar as dobras do fichário, para na hora que você for fechá-lo, não rasgar o papel de presente, que é super lindo porém hiper sensível.

~vincando~

~vincando~

Agora começou a parte mais tensa, que era encapar tudo de novo com papel contact transparente. Fiz isso por dois motivos:
O primeiro é que o papel de presente rasga fácil e, segundo que esse tom qualquer coisinha fica imundo. Imagine daqui dois meses. Com papel contact é só passar um paninho, que tá novo.

A mão de mamãe

A mão de mamãe

O segredo pro papel contact ficar sem bolhar é ir passando uma régua/espátula por cima dele, e ir tirando a proteção aos poucos. Igual minha mãe está fazendo na foto acima. E ah! Isso daí vai precisar de duas mãos. Uma pra passar a régua e outra pra ir puxando o papel. hahahaha Fizemos um contorcionismo e conseguimos.

Imagem da vitória

Imagem da vitória

Tem uma sujeirinha ali, é como disse, quanto mais claro o papel mais fácil ele suja. E olha que limpei a mesa com sabão e álcool, antes de começar. Mas tudo bem. Só olhando bem de perto que da para perceber.

O próximo passo, é fazer as folhas do miolo. Algumas papelarias vendem miolo para fichário A5, mas só achei com linhas. E eu queria sem pauta e colorido. Comprei pacotes de “chamequinho” de várias cores e fui utilizando uma guilhotina para cortar em tamanho A5. Dava para fazer isso no estilete numa boa, mas fiquei com preguiça e fui de guilhotina mesmo. Essa minha guilhotina é super fraquinha, mas quebra o galho.

postplanner10

Primeira você mede, depois corta

Depois de cortar várias folhas, você precisa furar com um furador no lugar certinho. Fiz a marca e como já tenho furador fui cortando de montinho em montinho. Isso foi bem rápido.

O furador do amor

O furador do amor

Uma dica para usar guilhotinas não muito resistentes, é prender as folhas com um pregador, clipes, qualquer coisa que não deixem elas sairem do lugar, bem na hora que você estiver cortando.

Uma habilidade: gambiarra

Uma habilidade: gambiarra

Pronto, agora você tem várias folhas A5 coloridas e furadinhas. Se você parar para pesquisar sobre planners, você vai ver que existem os printables, que são artes que você mesmo pode imprimir numa impressora caseira para um planner. Eu vou fazer os meus personalizados, mas por enquanto, fiz a mão mesmo o ‘layout das páginas’, para quando eu for fazer a arte das minhas páginas, já esteja com quais necessidades eu sinto mais falta.

Eu preciso de uma lista de afazeres? Calendário mensal? Uma página por dia? Lugar para reflexões e listas? Com o tempo vou descobrindo minhas preferências. Fiz para 1 mês inteiro de uso, depois vou passar para os printables. Quando fizer, venho avisar correndo. 🙂

E para colocar mais firulas, coloquei uma fita de gorgurão colorido para usar de marcador. Custou 1 real e colei com cola de contato. Bolinhas <3

A fita colorida, e as folhas Chamex coloridas. Já furadas e cortadas no tamanho certo.

A fita colorida, e as folhas Chamex coloridas. Já furadas e cortadas no tamanho certo.

E para terminar, colei vários mini blocos de post-its no contra fundo do fichário. Para esconder um remendo feio que tive que fazer quando estava usando o contact. Amei a ideia e com certeza vou fazer o mesmo no outro planner (a Tilifax).

Usei cola dupla face também

Usei fita dupla face também

Colei um adesivo de lousa na frente em forma de coroa e foi isso. O resultado final:

amor

amor

postplanner16

em forma

de planner <3

de planner <3

Então foi isso. Esse post deu um trabalho imenso, foram muitas fotos e muito trabalho. Mas amei tanto o planner, que queria contar para vocês. Assim que começar a usar a Tilifax, esse vai ficar só para coisas do blog. E mostro também as artes que fiz para o miolinho.

E você? É maníaca (o) por papelaria também? Já conhece os planners famosos? E os planners de diy? Cuidado. Uma vez que você começa a pesquisar, quer fazer milhões. hahahahha

Vamos conversar pelos comentários ou pelas redes sociais.
SNAPCHAT  – mairabhbh
INSTAGRAM – @mairaburguesinha
TWITTER – @burguesinhaBH
FACEBOOK – FanPage www.facebook.com/blogueirapreta

31 Comments

  1. Eu conheci o mundo dos planners através da Flavia Harada do blog Entre Papéis, ha uns 3 anos atrás, e Viciei! Na época quase ninguem conhecia e a Flavia era a única que falava deles, e depois disso já comprei vários e fiz vários! Parabéns pela criatividade, ficou lindo!

  2. Olá Maíra. Conheci os planners por acaso. No início desse ano senti a necessidade de organizar melhor meus dias, enfim tenho três filhos pequenos (7 e 3 anos e um bebé de 11 meses) e nem preciso dizer que meus dias estavam uma bagunça. Pesquisando conheci os planners e fiquei apaixonada mas os preços não animavam. Pela net afora conheci os cadernos de organização e fiz o meu. Usei um mês e abandonei. Voltei aos planners e decidi fazer o meu. Comprei dois cadernos de cartografia do grande, tirei o espiral e juntei um inteiro e a metade do outro. Usei tecido e contact para a capa externa e papel color set para as capas internas. As categorias fiz tudo a mão com lápis e régua, depois uso lápis de cor para colorir. Deu um trabalhão, mas acho que compensou. Organizo todas as minhas atividades do mês no calendário mensal e destrincho-as durante a semana a qual visualizo por inteiro. Não vivo sem o meu planejador e o melhor também virou uma terapia decorá-lo. Baixei vários sticker planner e fiz outros com imagens salvas do Pinterest, imprimi tudo, recorto e colo. Brinco que é meu álbum de memórias já que não registro só meus afazeres, escrevo algo de bom que ocorreu no dia ou na semana e ilustro seja com desenhos ou com um adesivo. Com certeza meus dias ficaram mais organizados e coloridos.

    • Menino do céu. AMEI. Tem foto não? Me marca lá no instagram @mairaburguesinha pra eu ver. <3
      Estou usando um sistema novo, chama Bullet Journal e nossa! como FUNCIONA BEM! estou amando decorar. Inventar bastante firulas. rhahahhshsahshahsa

      Beijocas. Espero a foto do seu super planner

  3. Amei!! Como também sou a louca da papelaria, já pirei e quero fazer agora!! vou já recolher alguns itens e amanhã comprar o que falta.

    • Faz sim. É baratinho e dá pra testar o sistema. Em breve vou mostrar como estou fazendo agora. Estou usando um sisteminha novo chamado de Bullet Journal.

      Em breve tem post! <3

  4. Menina nem me fale nesses benditos planners. Estou louca por um. Quando enfim estava prestes a fazer o meu, pc e impressora deram defeito. Pra matar a minha vontade estou improvisando um em um caderno de cartografia grande. Faço tudo á mão. Virou um vício, hobbie e o melhor eu a rainha do atraso estou transformando-me na rainha da realização. Como melhorou minha vida! Mostra como vc o está decorando. Beijocas!

    • Ei!!!!
      Então menina, estou utilizando outro sistema de organização. Chama-se Bullet Journal e aí sim, junto com a psicóloga (risos) estou virando a rainha da realização.
      Vou até voltar a blogar. Olha que legal. rs
      Vou falar tudo que estou usando já já! beijos

  5. Adorei a inspiração, Maíra. Por mais que seja um primeiro passo na aventura dos planners, achei as escolhas bem acertadas e penso em fazer algumas ligeiras alterações nesse DIY para montar um para mim. Lembro que a Kalunga vendia uns fichários A5 de papelão com revestimento, e imagino que eles devem dar maior segurança na hora de encapar (mas devem ser mais complicados para vincar, pensando nas dobras). Falando em post-it, vc já chegou a ver os da Daiso? Eles têm ótimo preço e são uma graça <3 Se tiver oportunidade de vir um dia a SP, creio que vai ficar apaixonada e querer levar todos! Adorei seu blog e pretendo vir aqui mais vezes 🙂

    • Amanda. Realmente. Agora já tenho outros planners hahahahahah Quando fui a SP fiquei simplesmente ENLOUQUECIDA. gostaria de ter a daiso toda dentro de casa.

  6. Que lindo!!

  7. Adorei. Amei. Era toda informação q eu precisava. Eu com capa de couro, mas….nem sei p qdo, por enquanto o modelo vc apresentou está maravilha!!!!!!!!!!!

  8. Amei de paixão a ideia *-* Pena que não encontro desses fichários na minha cidade e nem na Internet :/
    Por enquanto continuarei só na vontade… Beijooos

  9. Então quer dizer que sou uma viciada em Planner e não sabia? hahahahaha gente do céu!
    E esse tutorial aí já vou levar para a minha vida né?

    Beijão da Preta ♥
    http://www.pretapretinhablog.com

  10. Esse negócio de Planner vicia né ?
    Tô montando o meu rs
    Feliz da vida igual uma criança rs

  11. Ficou maravilhoso! Sério mesmo, adoro fazer minhas próprias coisas e se eu usasse agenda, com certeza eu faria um desses! E não é gambiarra, é recurso técnico!
    HAOHASOHSAOSHA.

  12. Ficou muito lindo. Comprei um daqueles cadernos tipo fichário pequeno, mas não me adaptei muito bem com ele, então peguei um caderno desses promocionais e fiz o meu heheheh….

  13. Mas menina, seu blog planner ficou lindo demais 😉
    Sou apaixonada também por tudo de papelaria <3 é muito amor em papel rs
    Estou pesquisando e enlouquecendo com uns para montar o meu blog planner e um outro para mim…
    Bj

  14. Amei…quero e vou fazer o meu…quero uma página só com dicas de livros…Que bom que vc voltou….

  15. Maíraaaaa! Alguém que me entende. <3 <3 <3
    Comprei uma Tilifax, tô fazendo uns ~inserts e querendo comprar tudo fofo e lindo. Amo papelaria e com planner o vício só aumenta.

    • VEM FAZER INSERT COMIGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO hahahahahahhahaha eu to é descontrolada. Até uma impressora vou comprar. HAHAHAHAH

  16. Aaaaamooo papelaria! Sou viciada em canetas e adoro escrever à mão. Também (como boa virginiana que sou) adoro organizar, então o post virou uma boa ideia. Mas meu comentário é pra contar do meu novo hobby: uma coleção de citações. Como eu sou fascinada por livros e vivo com pelo menos um na bolsa, comprei um desses caderninhos pequenos (podem ser aqueles tipo moleskine que também fica charmoso demais) e aquelas etiquetas coláveis coloridas. Sempre que leio, se vejo uma citação interessante, algo que eu goste ou queira lembrar, eu marco com o adesivo. Depois eu reescrevo a citação com página, titulo do livro e autor no caderninho. Pode parecer bobo, mas é muito divertido pra mim, porque sempre volto e leio as citações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *